POR QUE ADOTAR O LIVRO COMO PARADIDÁTICO?
PORQUE É LÚDICO E EDUCATIVO
A história é divertida e transmite valores importantes em relação à amizade,
ao convívio familiar e social, à qualidade de vida e ao meio ambiente. Os
desenhos e as cores atraem o leitor. Há atividades recreativas no final e um
espaço dedicado aos pais e educadores para reflexão e diálogo sobre os vários
temas tratados no livro.
O Professor pode utilizar o livro como complemento para os ensinamentos
dados em sala de aula, para desenvolver pesquisas relativas aos temas
abordados e para estimular atitudes positivas incluídas na história.
PORQUE ESTÁ DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS
E OBJETIVOS
DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL – LEI 9.795
Apesar de ser uma história lúdica e da leitura ser aparentemente
despretensiosa, o livro aborda questões muito importantes na área de educação
ambiental e fornece aos leitores informações introdutórias sobre: edificações
sustentáveis, eficiência e economia de energia elétrica, reúso, reciclagem,
produção doméstica de alimentos e outros valores sociais, conhecimentos,
habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio
ambiente, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida e sua
sustentabilidade.
O telhado branco é um importante elemento das edificações
sustentáveis e aparece na história como alternativa de
redução de gastos com energia elétrica e como contribuição para a diminuição da
temperatura do ambiente e para a melhoria do conforto ambiental nas
cidades.
Segundo dados do PROCEL, que é o Programa de Combate ao Desperdício de
Energia Elétrica, um quarto de toda energia elétrica do país é gasta em
residências, onde o desperdício é muito elevado.
PORQUE DESPERTA PARA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA
EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Pela AGENDA 21, resultado da Conferência das Nações Unidas sobre
Meio Ambiente e Desenvolvimento – a conhecida RIO-92 - a “TOMADA DE
CONSCIÊNCIA”, é o ponto de partida da educação e de qualquer mudança de
postura em busca do desenvolvimento sustentável. Em seu Capítulo 36, a AGENDA
21 enfatiza a promoção do ENSINO, da CONSCIENTIZAÇÃO e do TREINAMENTO, como
base para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida.
PORQUE ESTÁ DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS
DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO -
LEI 9.394/96
Levando em consideração que a educação abrange os processos formativos
que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas
instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da
sociedade civil e nas manifestações culturais, como enfatiza o art. 1º da Lei
9.394, a pretensão do livro é contribuir com o processo educativo,
divertir, informar, conscientizar, apresentar opções e estimular crianças, suas
famílias e seus educadores ao uso de produtos e a condutas ambientalmente
saudáveis para que, unidos, possamos atingir padrões sustentáveis de desenvolvimento
e exercitar, com qualidade, a plena cidadania.
PORQUE AS AUTORAS CONHECEM O ASSUNTO NA PRÁTICA
As autoras possuem larga experiência na área ambiental. GILKA DA MATA é Promotora
de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Natal, RN, especialista em
gestão ambiental e é também formada em Letras, com experiência em sala de aula.
MARISE COSTA é Procuradora do Município de Natal, é mestra em Direito Público e
Doutora em Urbanismo. As autoras acreditam que os conflitos e a degradação
ambiental que constatam todos os dias poderiam ser evitados com a CONSCIÊNCIA
das pessoas acerca da importância do meio ambiente.