Paradidático





POR QUE ADOTAR O LIVRO COMO PARADIDÁTICO?

PORQUE É LÚDICO E EDUCATIVO

A história é divertida e transmite valores importantes em relação à amizade, ao convívio familiar e social, à qualidade de vida e ao meio ambiente. Os desenhos e as cores atraem o leitor. Há atividades recreativas no final e um espaço dedicado aos pais e educadores para reflexão e diálogo sobre os vários temas tratados no livro. 
O Professor pode utilizar o livro como complemento para os ensinamentos dados em sala de aula,  para desenvolver pesquisas relativas aos temas abordados e para estimular atitudes positivas incluídas na história.


PORQUE ESTÁ DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS E OBJETIVOS
DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – LEI 9.795

Apesar de ser uma história lúdica e da leitura ser aparentemente despretensiosa, o livro aborda questões muito importantes na área de educação ambiental e fornece aos leitores informações introdutórias sobre: edificações sustentáveis, eficiência e economia de energia elétrica, reúso, reciclagem, produção doméstica de alimentos e outros valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
O telhado branco é um importante elemento das edificações sustentáveis e  aparece na história como alternativa  de redução de gastos com energia elétrica e como contribuição para a diminuição da temperatura do  ambiente e para a melhoria do conforto ambiental nas cidades. 
Segundo dados do PROCEL, que é o Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica, um quarto de toda energia elétrica do país é gasta em residências, onde o desperdício é muito elevado.


PORQUE  DESPERTA PARA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  
Pela AGENDA 21, resultado da Conferência  das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – a conhecida RIO-92 -  a “TOMADA DE CONSCIÊNCIA”,  é o ponto de partida da educação e de qualquer mudança de postura em busca do desenvolvimento sustentável. Em seu Capítulo 36, a AGENDA 21 enfatiza a promoção do ENSINO, da CONSCIENTIZAÇÃO e do TREINAMENTO, como base para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida.

PORQUE ESTÁ DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS
DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO  - LEI 9.394/96

Levando em consideração que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, como enfatiza o art. 1º da Lei 9.394, a  pretensão do livro é contribuir com o processo educativo, divertir, informar, conscientizar, apresentar opções e estimular crianças, suas famílias e seus educadores ao uso de produtos e a condutas ambientalmente saudáveis  para que, unidos, possamos atingir padrões sustentáveis de desenvolvimento e exercitar, com qualidade, a plena cidadania.


PORQUE AS AUTORAS CONHECEM O ASSUNTO NA PRÁTICA

As autoras possuem larga experiência na área ambiental. GILKA DA MATA é Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Natal, RN, especialista em gestão ambiental e é também formada em Letras, com experiência em sala de aula. MARISE COSTA é Procuradora do Município de Natal, é mestra em Direito Público e Doutora em Urbanismo. As autoras acreditam que os conflitos e a degradação ambiental que constatam todos os dias poderiam ser evitados com a CONSCIÊNCIA das pessoas acerca da importância do meio ambiente.