Proposta


Apesar de ser uma história infantil e da leitura ser aparentemente despretensiosa, o livro aborda questões muito importantes na área ambiental e introduz os leitores, de uma maneira bem sutil, no universo da consciência e proteção ambiental. 


SOBRE O TÍTULO DO LIVRO


A começar pelo título, é possível dizer que as autoras abordaram um tema de grande valor, mas de pouco conhecimento das pessoas em geral.
 

O telhado branco é um importante elemento relativo às edificações sustentáveis.


As edificações sustentáveis são aquelas que produzem baixo impacto ambiental, porque possuem baixa produção de resíduos, baixo consumo de água, de energia, valorização do reúso, do sombreamento, da ventilação, da drenagem natural, da produção doméstica de alimentos e da eficiência energética.


A cor branca do telhado não foi escolhida por acaso. As autoras contaram com  a valorosa assessoria técnica do Professor Doutor ALDOMAR PEDRINI e da Arquiteta NATÁLIA QUEIROZ, que integram o Grupo OITI – Inovação, desempenho e tecnologia no habitat tropical, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN e que realizaram uma pesquisa tecnológica para uma habitação unifamiliar de baixo impacto ambiental em clima quente e úmido. Na proposta, o telhado branco aparece como importante elemento para diminuir a temperatura do ambiente e economizar energia.


CONSUMO DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE



A relação do consumo de energia com o meio ambiente é intrínseca, uma vez que as formas fundamentais de energia são provenientes da natureza.


Segundo dados do PROCEL, que é o Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica, um quarto de toda energia elétrica do país é gasta em residências, onde o desperdício é muito elevado.


O combate ao desperdício e o incentivo à eficiência energética, portanto, são medidas urgentes que precisam ser implantadas por todos os brasileiros. E o passo inicial é que essa implantação se dê dentro de casa, com a participação de toda a família, inclusive das crianças


O livro propõe a redução do consumo de energia através de vários mecanismos que incluem desde medidas simples, como o hábito de apagar as luzes dos cômodos vazios e de desligar os aparelhos eletrodomésticos, até medidas mais avançadas como a utilização da cor clara para o telhado e para as paredes da casa, além da utilização de energia solar.

DICA PARA OS PAIS



Leiam com seus filhos!

Este é o maior estímulo que um filho pode receber dos seus pais. 



Um livro pode ser um elo fortíssimo de aproximação entre pais e filhos. Como é bom ler e/ou ouvir uma história juntinho com o pai ou com a mãe!  Trocar idéias sobre a história. Esse vínculo e essa lembrança ficam para sempre. 

BRINCADEIRAS PARA OS FILHOS